Estrias - tratamentos

terça-feira, 31 de julho de 2012


     Cada vez mais, a nossa imagem é essencial, não só para os outros mas também para nós mesmas. Longe vãos os tempos em que as mulheres não cuidavam de si nem de uma aparência bonita e saudável. Este é então o mote para este post, sobre um tema tabu para ainda muitas mulheres mas essencial de tratar:

ESTRIAS!!

Terão estas solução ou no caso de aparecerem teremos de conviver com elas para o resto das nossas vidas?
Mas afinal o que são as estrias e o que as causa? Estas são caracterizadas por um rompimento das fibras elásticas que sustentam a camada intermediária da pele afectando homens e mulheres em qualquer idade. Nos homens, estas podem aparecer nas costas, devido ao crescimento muito rápido que acontece na puberdade, axilas, bíceps e coxas pelo excessivo ganho de massa muscular, especialmente nos desportistas.
Quem acha que as estrias aparecem quando emagrecemos está muito enganado pois estas apenas aparecem quando engordamos muito e sujeitamos a  que nossa pele estique demasiado. 





Logo no início, as estrias apresentam-se vermelhas e isso significa que existe uma ligeira inflamação sob a pele no local onde ela foi esticada. Nesta fase, o tratamento é fácil e certo, isto é, ainda há tempo de eliminá-las por completo.
Esta vermelhidão costuma durar de quatro a seis meses e então as estrias vão se tornando brancas, o que significa que uma pequena cicatriz se está a formar por debaixo da pele, e a partir daí o tratamento é muito mais difícil.

Assim deixo convosco algumas dicas caseiras para combater principalmente as estrias do tipo que acabei de falar:




TRATAMENTO 1:

O tratamento deve ser dividido em duas etapas. Em primeiro lugar, durante o banho, deve faze-ser uma leve e muito suave esfoliação que não deve durar mais de 30 segundos para não irritar a pele, com um esfoliante comum, massajando  com muita suavidade sobre as regiões afectadas pelas estrias vermelhas. Seguidamente, depois de tomar banho normalmente, deve passar-se óleo de amêndoas doces, que devido ás suas propriedades super hidratantes vão diminuir drasticamente as estrias ou até elimina-las.

TRATAMENTO 2:

Um fantástico remédio caseiro para as estrias é o creme de Aloe vera. Para preparar este creme são precisas folhas de Aloe vera e 2 colheres (chá) de azeite de oliva. Com a ajuda de uma colher retire a polpa de uma folha de Aloe vera e coloque num recipiente. Adicione as 2 colheres (chá) de azeite de oliva e misture bem.
Esta solução tem a vantagem de além de acabar com as estrias existentes, prevenir o aparecimento de mais, quando usada 2 vezes por dia. Pode ser conservada no frigorifico para uso continuo.

TRATAMENTO 3:

Coloque num recipiente 5 colheres cheias de um bom hidratante para pele seca, acrescente 2 colheres de óleo de amêndoas doces, misture bem e reserve. Passe o creme nas regiões com estrias, como barriga, seios, rabo e fundo das costas diariamente após o banho, fazendo movimento circulares, até que o creme seja completamente absorvido pela pele.
TRATAMENTO 4:
Juntar creme nívea (da lata azul), 1 ampola de vitamina A (á venda nas farmácias) e óleo de amêndoas (100 ml). Basta misturar todos os ingredientes até que fique uma pasta homogénea. O creme deve ser guardado no frigorifico e deve ser espalhado de forma generosa nos locais afectados.



Para as chamadas ‘estrias brancas’ o tratamento a aplicar deve ser mais invasivo, e caro, pelo que vos deixo aqui as soluções mais eficazes existentes no mercado:



- Luz Pulsada: Essa técnica é eficaz especialmente no tratamento de estrias novas, proporcionando a regeneração celular; durante o tratamento, há ainda a aplicação de injeção local de agentes indutores do colágeno, como vitamina C e aplicação tópica de ácido retinóico para estimular a produção de colágeno.
- Pigmentação: Injeção local de substâncias que contém ácido tânico ou derivados do cobre, que induz a formação natural e produção de melanina. Com a produção deste pigmento apenas dentro da estria, esta tende a ficar com a cor parecida com a da pele adjacente, mascarando muito seu aspecto esbranquiçado. No entanto, este procedimento tem a duração de aproximadamente seis meses. Após este período, é necessário fazer uma ou duas aplicações para manutenção.
- Laser: Uma das formas mais populares e eficientes encontradas no meio estético para dar fim as estrias, são os lasers podem garantir até 90% de redução do aspecto das estrias. Nas estrias vermelhas, o laser pode ser altamente eficaz em reduzir a vermelhidão e a parar a inflamação. O laser pulsado mostra ser um dos melhores tratamentos para as estrias vermelhas. Para as estrias brancas, o melhor tipo de laser a ser usado é o laser fraccionado, que faz pequenas lesões do diâmetro de um fio de cabelo na pele deixando a pele normal e tratada no meio. A pele tratada ajuda a curar a ferida com bastante rapidez, em substituição da área com a pele nova e saudável.

            Espero que tenham gostado e que vos tenha ajudado ;)
Beijinhos *:*
MC

Sem comentários:

Enviar um comentário