Ser Fitness é com Ele - Alimentação VS Exercício Físico

quinta-feira, 23 de março de 2017

Olá a todas as leitoras deste super blog J


   Esta semana começo por abordar uma questão que muitas vezes é colocada: “É mais importante a prática do exercício físico ou a alimentação para ser fit ou perder peso?”. “Devo manter a alimentação e começar a exercitar ou fazer dieta e não dar importância ao exercício?”.



   São questões que têm muito que se lhe diga, mas muito resumidamente, a solução é AMBAS, isto é, A CONJUGAÇÃO DAS DUAS é o ideal. A generalidade das pessoas quando quer perder peso ou emagrecer corta na alimentação. Isso traz resultados? Sim alguns. São duradouros? Nem por isso.

   Quando ingerimos menos alimentos ou alimentos menos calóricos, o corpo não será tão sobrecarregado e havendo uma diminuição na “entrada” de calorias e uma manutenção no gasto, a massa irá diminuir. No entanto, a massa que diminui pode não ser (e não é) apenas massa gorda, havendo perda de massa muscular (a chamada massa magra). Além disso, a diminuição de calorias irá abrandar o metabolismo e, mais cedo ou mais tarde, o corpo já não perde massa mesmo com menos comida.

   Por outro lado, ao manter a mesma dieta alimentar e começar a prática de exercício físico, as fibras musculares serão estimuladas, haverá um ganho de força e resistência, mas os resultados em termos estéticos (perda de peso) e até em termos de saúde, poderão não ser tão notórios.

   Assim, a melhor estratégia é sem dúvida aliar a prática de exercício físico moderado a uma reeducação alimentar (e não dieta) potenciando assim todos os resultados desejados J.

   Para terminar, e como forma de demonstrar que uma alimentação equilibrada (ou fit) não precisa de passar por comidas estranhas, com nomes esquisitos ou ingredientes difíceis e caros, indico 10 alimentos essenciais que, além de ajudarem na perda de peso, têm também propriedades anti-inflamatórias, o que significa que ajudam a combater o envelhecimento precoce.



1) Açaí - Fornece proteína da melhor qualidade, gordura saudável e antioxidantes poderosos.
2) Maçã – É associada a um risco diminuído de cancro, doença cardíaca, asma e diabetes de tipo 2, sendo o seu consumo correlacionado com uma melhor função pulmonar e perda de peso.
3)  Pera – Contém muita vitamina C e cobre (antioxidantes naturais) e ajuda à redução do colesterol.
4)  Pevides de abóbora – Rica em zinco, que ajuda a manter a pele limpa e defende os ossos da osteoporose e, sendo uma semente, ajuda na diminuição do risco de cancro, doença cardíaca e diabetes.
5) Espinafres Ricos em poderosos antioxidantes, como a luteína, que em conjunto com os carotenóides contribuem para proteger os nossos olhos da degeneração macular e das cataratas, da doença cardíaca e de outros problemas relacionados com a idade. Ah, e também são muito pobres em hidratos de carbono digeríveis, muito ricos em fibra que não só nos faz sentir saciados mais depressa e por mais tempo como modera o impacto do açúcar trazido pelos alimentos doces.
6) Canela - Tem propriedades antifúngicas, anti-inflamatórias e antibacterianas. Os seus antioxidantes melhoram os efeitos estabilizadores de insulina no açúcar no sangue e retardam os efeitos da doença de Alzheimer. Para além disso, é benéfica na prevenção do cancro e melhora os ciclos menstruais.
  7) Cacau -Melhora a função cardiovascular, a carga cardíaca em consequência do envelhecimento das artérias, baixa os valores de pressão arterial e incrementa a vasodilatação. Já para não falar que a manteiga de cacau é uma gordura saudável para o coração, porque não faz subir os níveis de colesterol no sangue e contém uma grande variedade de ácidos gordos saudáveis.
8) Romã -Repleta de propriedades (antioxidantes, anti-inflamatórias e anticoagulantes) que, para além de prevenirem o envelhecimento das células, previnem doenças cardiovasculares, diabetes, infeções bacterianas e doenças degenerativas.
9) Chá Verde -Poderoso antioxidante e desintoxicante que ativa as enzimas hepáticas envolvidas na desintoxicação do organismo e tem uma ação anti aging. Também ajuda na apoptose celular (morte das células cancerígenas) e ajuda na diminuição do colesterol.
10) Trigo Sarraceno -É mineralizante e alcalinizante, reduz a fadiga e devolve a energia. As suas proteínas inibem parcialmente a enzima que estreita os vasos sanguíneos, evitando equimoses e edemas. Como tem pouca gordura, torna-se um valioso protetor do coração, rico em compostos de hidrato de carbono, que reduzem os níveis de açúcar no sangue.

   Esta lista simples é demonstrativa de como alimentos “normais”, de fácil aquisição em qualquer supermercado e com preços acessíveis contribuem para o nosso bem-estar. Como veem, não é assim tão complicado ter uma alimentação equilibrada e saudável J. Futuramente irei continuar a demonstrar isso mesmo.

   Por último, gostaria de saber se experimentaram o desafio que criei no ultimo post e, em caso afirmativo, como se sentiram.

   Um grande beijinho a todas.







Inauguração da Inglot no Norteshopping | Vlog

segunda-feira, 20 de março de 2017

Olá Girls ❤️

   Espero que esteja tudo bem convosco :)


   Hoje o post é sobre o último video do canal :) Quem aqui do norte já estava a desesperar pela abertura de uma Inglot pertinho de casa? Eu estava, sem dúvida, e eis o meu espanto quando descobrir que isso estava para mais breve do que o que pensava!

   É verdade, desde a última quinta-feira temos ao nosso dispor a nova loja da marca, situada no Norteshopping. A loja está repleta de produtos da marca, desde o famoso eyeliner, ás pigmentadas sombras vendidas em formato individual, até ao Duraline, produto com tantas funções que só isso daria para um post :) 

   Para quem não está totalmente familiarizado com o conceito da Inglot, mi aguardem, porque vão ver vários posts da marca por aqui, com dicas, reviews, tutoriais, etc. 

   Mas chega de blablabla. Pensando em quem não conseguiu estar presente, ou não soube desta novidade, gravei um vlog para que toda a gente pudesse ver o que aconteceu. a abertura contou com um workshop de maquilhagem com a fantástica Inês Mocho que nos ensinou a fazer um smokey eye :) Querem saber? Basta assistir! 



Por aqui, quem é fã da Inglot







Ser Fitness é com Ele - Ginásio VS Treino em Casa

quinta-feira, 16 de março de 2017

Olá a todas as leitoras deste super blog J



   Uma questão muito colocada é a seguinte: “Para ser fit tenho de me inscrever ou frequentar um ginásio, certo?” A resposta é simples ERRADO.

   Não é de todo verdade que se tenha de frequentar um ginásio para se ser ativo e praticar exercício. Se, por ventura, não tiver disponibilidade horária ou económica para ginásios, pode na mesma ser fit. Essa desculpa não cola J

   Obviamente que um ginásio é sempre um “facilitador” sendo um meio privilegiado para a prática de exercício e que disponibiliza uma panóplia de modalidades e maquinarias interessantes. É um local onde as pessoas já vão para se exercitarem, logo a predisposição para a prática do exercício será maior, tendo em conta que se deslocaram até lá (o conhecido “já que cá estou ….”).

   Todavia, fora de ginásios podemos exercitar-nos muito bem. Aliás, até melhor se quisermos. A título ilustrativo deixo-vos aqui o exemplo de muitos pugilistas que adoram a prática do chamado exercício “caseiro” ou longe de ginásios (e o boxe é um dos desportos mais exigentes que conheço e experimentei).

   Por isso, ideia chave, com ou sem ginásio, todos podemos ser fits J

   Como prova disso mesmo, deixo aqui um exemplo de um treino (simples, para principiantes) para se fazer fora de ginásio:

3 voltas completas

1. 50 jumping jacks (ou polichinelos como se diz na tropa).
2. 20 saltos de canguru (de pé tocar com as mãos no chão dobrando as pernas e depois saltar para cima esticando os braços).
3. 20 abdominais completos (deitado com as pernas fletidas e pés assentes no chão levantar, tocar com os dedos das mãos nos calcanhares e deitar, levantar novamente).
4. 1m de prancha com as mãos esticadas (ficar em posição de flexões de braços, com os braços esticados durante um minuto).

   Atendendo a que não sei quais os vossos conhecimentos de exercícios e sua nomenclatura, pergunto se preferem, futuramente, que tente demonstrar os exercícios com imagens ou até vídeos, ou se basta escrever os mesmos.

   Um grande beijinho a todas.





#5 Nem todos os posts têm de ser sérios | O que fazer com as amostras?

terça-feira, 14 de março de 2017

Olá Girls ❤️

   Espero que esteja tudo bem convosco :)

   Vocês, assim como eu, têm um monte de amostras espalhadas nas gavetas lá de casa? Eu confesso que sim. A verdade é que quando quero muito testar um produto, por vezes pergunto perguntar nas lojas se me facultam uma amostra, ou então peço directamente à marca. Nesse caso, uso-as para o respectivo fim.

   No entanto, muitas vezes dão-nos amostras no supermercado, algumas saem em revistas, outras vêm juntas com outros produtos...enfim, e, nesses casos, nem sempre tenho logo aquela vontade/disponibilidade para as usar, pelo que, muitas vezes as deixo de lado e o produto acaba por se estragar.

   Uma das grandes vantagens que o ginásio e trouxe foi a oportunidade de me "ver livre de todas estas amostras". Na verdade são bastante práticas para não andar sempre com o saco carregado, e, é uma forma prática e eficaz de ir testando novos produtos que vou recebendo. 



Qual o método que usei:

   Separei as minhas amostras e coloquei na bolsinha abaixo aquelas que queria usar primeiro.Estão por "ordem": amostras para cabelo, para o rosto, para o corpo, etc. Sempre que preparo o saco do ginásio tiro uma amostra de cada para usar naquele dia, e, acreditem ou não, já consegui esvaziar praticamente todo o stock!

   Para quem não anda no ginásio, não há motivos para alarme hihihi Deixem algumas amostras dentro da mala para substituir produtos tamanho full size que costumem usar. Vão ver que, sem dar por ela já gastaram metade do stock que têm em casa e descobriram produtos maravilhosos que não faziam a ideia que existiam :)


E vocês, o que costumam fazer com as vossas amostras?









Youzz: Pizzas Ristorante da Dr. Oetker

sexta-feira, 10 de março de 2017

Olá Girls ❤️

   Espero que esteja tudo bem convosco :)

   Para as que estão mais atentas nas redes sociais sabem que foi escolhida para uma campanha da Youzz, neste caso a campanha das Pizzas Ristorante da Dr. Oetker. Já tinha ouvido falar delas mas não sabia o que me esperava quando as experimentei. 

   Com esta campanha ganhei 4 vales para comprar 4 pizzas, assim como um saco térmico (que podem ver na foto abaixo) para as transportar quando as comprasse. Optei pelas opções mais clássicas e por aquelas que agradassem a família e amigos com quem as partilhei. 
   




   Sem dúvidas, as melhores pizzas de supermercado que já experimentei. Como habitual neste tipo de produto, a base é fina, mas não em demasia. É bastante saborosa e não tem aqueles rebordos só de pão que temos de deixar na beirinha do prato hihi Quanto aos ingredientes: de qualidade e muito  deliciosos; são das poucas pizzas em que a apresentação da caixa corresponde realmente ao conteúdo desta, já repararam?

   A minha favorita foi a de 4 queijos (cuja foto perdi, o que me deixou triste :( ) , não fosse eu uma grande apreciadora de queijo; a favorita cá de casa foi a de Pepperoni (gente que gosta mais de sabores picantes). Já os amigos preferiram a Hawai. Engraçado não é?

   O que importa é que esta gama tem pizzas para todos os gostos, umas mais deliciosas que as outras e que podem contribuir para um bom serão passado com a família ou amigos, quem sabe, enquanto vemos um filme ou apenas conversamos :)

   Por aí, já tinham experimentado as Pizzas Ristorante da Dr. Oetker








Ser Fitness é com Ele - Apresentação

quinta-feira, 9 de março de 2017

Olá a todas as leitoras deste super blog ☺



   Como certamente já se aperceberam, a nossa amiga Daniela fez-me o desafio de começar a escrever semanalmente sobre exercício, alimentação e fitness numa rubrica intitulada Fitness é com Ele.

   Se, a princípio, fiquei um pouco relutante (ou receoso), rapidamente aceitei e abracei este desafio.

   Em primeiro lugar quero referir que ser fit não é ser igual aos modelos de capa de revista. Isso é estética, é para ver e mostrar. Ser fit é ser operacional, estar em forma para as atividades e desafios do dia-a-dia, é sentirmo-nos bem com a nossa silhueta e aspeto. Não importa ser muito magro ou definido se não conseguimos apertar os atacadores, subir um lance de escadas, correr para o autocarro, transportar as compras, pegar nos filhos ao colo, etc. O que realmente importa é sermos capazes de realizar tarefas normais sem esforço e cuidar da nossa saúde. O Fitness é para todos.

   Gosto muito de desporto e de atividade física e tento manter uma alimentação cuidada (sem exageros) como formas de me sentir bem, saudável e em forma. Espero conseguir ajudar-vos a alcançarem alguns objetivos nestes campos, tal como consegui incentivar e motivar a Daniela a alterar os seus hábitos e a conseguir a sua nova silhueta e mentalidade ☺

   Todas as semanas apresentarei dicas sobre exercícios para fazer em casa, na rua, ou no ginásio, bem como circuitos e desafios interessantes. Farei referência também à parte alimentar, sugerindo alimentos essenciais, importantes, bons e proibitivos.

Saliento que é importante a vossa participação e contribuição, ficando a aguardar comentários, sugestões e questões. Aliás, pretendo responder a algumas questões todas as semanas, por isso não se acanhem

Um grande beijinho a todas e vamos tornar 2017 um ano mais FIT.